As características do empreendedor

Marcio      sábado, 15 de abril de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Tudo que o empreendedor precisa saber sobre negócios

 

O empreendedorismo é um processo de iniciativa para criar novos negócios.

 

Para melhorar a compreensão, significa a capacidade para identificar problemas e oportunidades, investir recursos (financeiros e intelectuais) na criação de um negócio, projeto ou método que seja capaz de gerar mudanças e promover um impacto positivo nas pessoas.

 

Neste artigo eu quero compartilhar com você um pouco sobre o conceito de empreendedorismo, suas inovações, possibilidades e mais do que isso vou apresentar os 3 elementos que poucas pessoas conhecem que são essenciais para que um negócio gere resultados.

 

Para ajudar você entender sobre o que vai encontrar a seguir, listamos os principais tópicos:

 

  • Um pouco de história sobre empreendedorismo
  • Novos Negócios
  • O que leva a criação de novos negócios
  • As 5 características do empreendedor
  • Como se tornar um empreendedor
  • O que você quer para sua vida e seus negócios?
  • Os 3 elementos que geram resultados

 

 

 

Um pouco de história sobre empreendedorismo

 

Voltando no tempo, você sabia que apenas há alguns atrás, se você procurasse este termo nos dicionários, encontraria apenas espaços vazios, ou seja, não fazia parte do vocabulário da língua portuguesa.

 

No entanto, não queria dizer que não existiam empreendedores. Pelo contrário, o empreendedorismo existe desde os primórdios, é por causa deles que tudo o que temos e conhecemos até hoje existe.

 

Quando o conceito passou a fazer parte do dicionário brasileiro, novas oportunidades apareceram e inovações para solucionar diversos problemas se tornaram realidade.

 

O que pensava que não era possível, rapidamente com o avanço e uso da tecnologia, viraram opções de novos produtos ou serviços para a sociedade.

 

Novos Negócios

novos negócios

 

A tecnologia surpreendeu e continua surpreendendo as pessoas. A inovação tecnológica trouxe para as pessoas mais conforto, novas experiências e possibilidades, ou seja, mais qualidade de vida.

 

Antigamente não se pensava em vídeo conferências, envio de mensagens em tempo real, nas redes sociais, acesso à informação sobre tudo o que precisamos de uma forma simples e fácil de usar em uma velocidade espantosa.

 

O que leva a criação de novos negócios?

 

 

A resposta para esta pergunta é a necessidade para resolver problemas específicos.

 

Pessoas empreendedoras que questionam a realidade e devido a uma necessidade de mercado, desenvolvem soluções inovadoras para o problema de várias pessoas.

 

E com isso, um empreendedor que cria novos negócios, promovem o desenvolvimento e evolução da sociedade de um modo geral.

 

Acredito que os empreendedores são fontes de inspiração. São exemplos de que um sonho para fazer algo inovador pode virar realidade e que é possível superar obstáculos para algo novo e melhor.

 

As 5 Características do Empreendedor

caracteristica empreendedor

 

Existem pessoas que tem o chamado Espírito Empreendedor.

 

Uma característica natural da pessoa em visualizar novas possibilidades diante de situações que para outras pessoas pode ser impossível de realizar.

 

A seguir vou apresentar algumas características que toda pessoa que deseja ser empreendedor precisa ter que são: otimismo, autoconfiança, coragem para enfrentar os riscos, desejo de protagonismo, resiliência e perseverança.

 

  1. Otimismo: significa acreditar em seu potencial, que sempre existe algo melhor e que pode dar certo.
  2. Autoconfiança: acreditar em si mesmo, em seus talentos e opiniões.
  3. Coragem para enfrentar os riscos: aprender a lidar bem com riscos.
  4. Desejo de protagonismo: desejo de ser reconhecido, tomar o controle da sua vida e ser pleno em suas atitudes.
  5. Resiliência e Perseverança: não desistem facilmente. Superam desafios e vão até o final de seus projetos.

 

Para ter todas estas características é preciso vencer alguns bloqueios e limitações que muitas vezes faz a pessoa perder oportunidades que poderia levar a criar seu negócio e desenvolver novas soluções.

 

Neste artigo, compartilhei as verdades que ninguém nunca te contou como vencer os medos, acesse aqui e saiba um pouco sobre seus possíveis medos.

 

Como se tornar um empreendedor?

 

A resposta é empreender. Empreender significa superar desafios, buscar novos conhecimentos e inovação, além disso, ter e colocar em prática novas ideias.

 

Não pode se esquecer das áreas técnicas e práticas no que diz respeito ao planejamento financeiro e de estrutura dos seus projetos, além do marketing, tecnologia e muito mais coisas.

 

A preparação necessária do empreendedor não é tão simples assim. Não existe cursos de MBA em Empreendedorismo que você deve fazer que vai garantir dominar todos os conhecimentos necessários para criar, desenvolver e manter um negócio lucrativo.

 

No entanto, existem algumas ferramentas que podem ajudar e por isso corra em busca de capacitação sobre empreendedorismo e gestão.

 

Se você tem o desejo de se tornar empreendedor, precisa antes de começar qualquer movimento em direção aos seus objetivos, aprenda sobre os 3 elementos que são responsáveis para gerar os resultados dos seus futuros projetos.

 

O que você quer para sua vida e seus negócios?

dúvidas

 

Vamos analisar a seguinte situação, se puder, escreva rapidamente umas cinco frases antes de continuar o texto, responda e escreva:

 

O que você quer para sua vida e seus negócios?

 

Muito bem, agora faça uma análise do que você respondeu.

 

Você respondeu e usou as seguintes palavras: Ser, Ter ou Fazer para responder a pergunta?

 

É muito comum responder coisas como “Quero terminar minha faculdade, quero ter um emprego melhor para viajar, quero ter liberdade financeira...” ou “Quero ganhar mais dinheiro, quero ter meu negócio próprio, quero fazer um curso de capacitação”.

 

A pergunta agora é: o que essas respostas tem em comum?

 

A tendência é responder e descrever o que queremos “Ter” na vida. E onde fica o que queremos “Ser”?

 

Quando pergunto isso às pessoas, muitas têm ideia daquilo que gostariam de “Ser”, porém, dizem que precisam “Ter” mais dinheiro, um emprego melhor ou pagar as contas para “Ser”.

 

Qual é o resultado? O tempo passa e quando pensamos assim, acabamos perdendo muito tempo e energia querendo “Ter” e sempre adiamos o que queremos “Ser”, o resultado é que chegamos ao final da vida e percebemos que não dá mais para retornar.

 

 

Os 3 elementos que geram resultados

ser empreendedor

Vamos refletir sobre os 3 elementos que geram resultados. Estes elementos são na verdade 3 verbos: “Ser, Fazer e Ter”.

 

Será que precisamos realmente “Ter” para depois “Ser”?

 

Pense na pessoa mais feliz que você conhece. Agora, analise rapidamente e procure perceber o que a faz ser feliz.

 

Será que é pelo que ela “Tem” ou pelo que ela é?

 

Provavelmente você vai perceber que ela é feliz porque é aquilo que realmente gostaria de “Ser” e também tem tudo que precisa para isso.

 

Por exemplo: um empresário de sucesso ou um músico que ganha a vida fazendo shows e tem suas conquistas pelo que ela faz e realmente é.

 

As pessoas que conheci que são felizes e que conheço a história de vida normalmente dizem que usaram suas energias para realizar seus sonhos, sendo aquilo que queriam ser, fizeram aquilo que queriam fazer e que mesmo com as dificuldades e desafios que todo inicio tem, conseguiram ter tudo que queriam ter.

 

A sequência das conquistas

 

 

Já assisti diversos depoimentos de pessoas que hoje “Tem” tudo que sonharam. E consegui observar uma sequência lógica para suas conquistas.

 

A sequência das conquistas é: Ser + Fazer = Ter.

 

Portanto, vamos voltar a pergunta do início e responda ela em termos de “Ser”. O que você precisa “Ser” para conquistar o que quer para sua vida e seus negócios?

 

Depois de responder esta pergunta use toda a sua energia para se planejar e “Fazer” isso acontecer. O resultado é simples, você “Terá” aquilo que quer e será mais feliz.

 

Para se aprofundar mais neste conceito busque por ferramentas que te ajudem a se conhecer melhor. Leia histórias de pessoas de sucesso, leia livros  que falem como as pessoas funcionam, sobre comportamento humano, sobre PNL (estude muito esse conceito).

 

Por fim, adquira os recursos que realmente precisa para ser exatamente aquilo que quer “Ser” e Seja.

Gostou das informações? O conteúdo foi útil para você pode ajudar outras pessoas? Compartilhe em suas redes sociais.

Participe do Projeto Profissionais Top

Quer aumentar seu networking? Crescer Profissionalmente?

Desenvolver habilidades e competências novas? Aumentar seus conhecimentos sobre empreendedorismo?

Para participar acesse aqui.

 

Comentários

Descubra como o coaching pode ajudar você a alcançar seus resultados