O Poder das Palavras

Marcio      segunda-feira, 27 de março de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Você pratica o “Sincericídio”? Descubra Poder das Palavras e como Pensar antes de falar

Confesso! Já fui praticante e fervoroso! E muitas vezes, fui mal visto e criticado por conta disso.  Falar o que vem na mente (péssimo costume).

Esta é uma prática muito comum entre as pessoas, porém, muitas vezes as palavras ditas tem Poder.

Neste artigo, eu quero compartilhar com você a prática do “Sincericídio” e melhor ainda,  você vai ver também:

  • As palavras têm poder de criar ou destruir?
  • O impacto nas relações sociais e familiares
  • Os 3 Sinais das Palavras
  • Como pensar antes de falar
  • As 6 táticas infalíveis das palavras (A 3ª é a melhor)
  • A história do Cego e o Publicitário
  • O experimento do arroz: o Poder das Palavras comprovado

As palavras têm poder de criar ou destruir?

Acredite! Para as duas coisas, tanto para criar quanto destruir.

O que é preciso entender é que as palavras são reflexo dos nossos pensamentos e elas tem um poder imenso sobre as pessoas.

Você pode agradar quando fala ou pode magoar outras pessoas.

Existem algumas situações em que falamos que não pensamos, não percebemos o que dizemos e muito menos as consequências que as palavras podem trazer.

Você já mediu o impacto que uma palavra pode ter sobre uma relação, tenho certeza que a maioria das vezes, quando falamos por impulso sem pensar, não conseguimos nem medir.

Quando você percebe o estrago já foi feito.

 

O impacto nas relações sociais e familiares

Diversas relações são destruídas, famílias ficam sem se falar, porque falou demais. As palavras podem ferir e ofender e desta forma afeta os relacionamentos, o bem estar e a convivência com outras pessoas.

É o que se diz ou como diz?

O problema não se trata em reprimir os sentimentos e deixar de expressar suas opiniões, muitas pessoas sofrem porque não conseguem expressar seus sentimentos e gera um mal absurdo que dizem que é o mal do século, chamada de Depressão.

Você pode falar o que quiser, tem o livre arbítrio, você é livre, no entanto as palavras podem ser ditas de forma respeitosa, sempre de maneira agradável, amorosa e tranquila.

Gosto muito de uma passagem bíblica que diz: “O problema não é o que entra e sim o que sai”, esta passagem é de Jesus querendo ensinar aos discípulos que não deviam se preocupar com o que ouviam e sim como falavam com as pessoas.

O que determina que uma crítica tenha o efeito construtivo ou destrutivo é a maneira como é falada.

 

Os 3 Sinais das Palavras

poder das palavras

Os sinais das palavras começam pelo tom da voz, depois pelas palavras e em seguida pelos gestos que constroem a mensagem.

Para que uma mensagem seja construtiva ou destrutiva, que ela seja poderosa é preciso fazer a junção destes sinais bem empregados como citei acima.

Se você souber usar este conjunto de forma harmoniosa pode evitar discussões e confusões que poderão ser criadas.

Momentos Certos

Os momentos certos para falar também deve ser uma preocupação, ou seja, identificar os momentos mais oportunos para conversar.

Um exemplo, quando uma pessoa está muito alterada, não é recomendado conversar, neste momento o melhor a fazer é silenciar.

Quando a pessoa se acalmar, aí sim, é o momento ideal para trocar umas palavras, sempre de forma agradável.

Já ouviu dizer que dois beiçudos não se bicam ou beijam, sei lá?

Este é um ótimo exemplo. Não adianta tentar confrontar uma pessoa quando ela está em estado de raiva.

Esperar! Esta é a melhor alternativa, ânimos mais calmos, a conversa flui naturalmente e todas as discordâncias são minimizadas.

 

Como pensar antes de falar

palavras positivas

Como já citamos, muitas vezes falamos por impulso, sem perceber e em alguns momentos para controlar estas impulsividades precisamos adotar algumas táticas para evitar ofender com as palavras

São diversas as situações em que temos que falar, seja corrigindo os filhos, expressando uma discordância com o conjugue, quando pedimos esclarecimentos com colegas de trabalho, chefe ou funcionário, uma reclamação em uma loja ou restaurante quando somos mal atendidos.

Somos colocados à prova em todo instante em múltiplas situações e trabalhar o poder das palavras é muito difícil.

Eu sei disso, porque é uma luta constante, para quem é ou foi praticante do Sincericídio.

E, com o passar do tempo, com a vivência de experiências ruins, você acaba aprendendo um pouco também com o que a vida lhe oferece.

Algumas sugestões que podem evitar essas experiências, que sujeitam acabar com um ambiente harmonioso e criar antipatia de outras pessoas. Acompanhe as...

 

As 6 táticas infalíveis das palavras

lista palavras

  1. Abandonar a comunicação

Esta é uma prática infalível quando em um momento de ira que você não pode se controlar, é melhor se afastar e encerrar a comunicação e tentar se acalmar, agora a hora não é para fala.

  1. Antes de dizer a outra pessoa, diga a você mesmo

O que vai dizer?

Antes de dizer diga a você mesmo, para evitar palavras equivocadas, esta é uma excelente estratégia, nesse momento você consegue analisar se vai valer a pena ou não as palavras que poderão ser ditas.

      3. Respire fundo

Quantas vezes respiramos bem fundo para relaxar, esta tática é perfeita, é preciso controlar as emoções com a razão.

Quando você relaxa, automaticamente manda oxigênio para o cérebro e você consegue perceber que não é saudável fazer com outra pessoa o que você não gostaria que fizessem com você.

Este é um principio de vida e neste caso se aplica perfeitamente  .

        4. Cuidado com as Palavras Inconscientes

As palavras até inconscientemente tem poder e muitas vezes elas podem virar realidade. Por isso, elimine as palavras negativas e preencha sua mente com pensamentos positivos, com esta atitude, você vai proporcionar um estado mental de tranquilidade.

E os benefícios serão: diminuição da raiva, da depressão, do mau humor e a irritação.

         5. Elimine a autocrítica

As pessoas por natureza são muito críticas, analisam tudo a sua volta. E quando o indivíduo é muito crítico, é possível transmitir esta crítica a outra pessoa e muitas vezes ocorre os juízos de valor, trazendo as discordâncias.

Os juízos de valor são os julgamentos que fazemos quando uma pessoa gosta de determinada coisa que é contrário aos nossos gostos.

Por exemplo, eu sou Santista e meu sogro é Corinthiano, azar o dele (risos), percebe que neste momento eu fiz uma crítica ao fato dele torcer para um time diferente do meu.

Estas e muitas outras razões são ápices de conflitos que podem chegar as vias de fato, ou seja, agressões físicas.

          6. Pratique as palavras “Amáveis”

A prática leva a perfeição e praticar o uso das palavras amáveis, não custam nada, porém, elas valem muito.

Valorize o próximo, busque sempre construir e não destruir

Para refletir e confirmar o poder que as palavras tem sobre as pessoas, leia esta pequena história a seguir...

 

A história do Cego e o Publicitário

mendigo cego

Certa vez, foi contado uma história que havia um mendigo cego pedindo esmolas em uma Praça em Paris.

O cego vivia a mendigar, ficava sentado no chão, com roupas sujas e maltrapilhas, um boné velho e rasgado, onde ele todos os dias, recolhia as poucas moedas que alguns piedosos que passavam por ele deixavam.

Para ajudar nesta empreitada, ele possuía uma pequena placa com os dizeres:

“Por favor, ajude-me, sou cego”

Um belo dia, um publicitário, passou por ele e parou. E, ao ver as poucas moedas em seu boné, nem pediu licença, pegou o cartaz, virou-o, pegou um giz e escreveu outro anúncio.

Voltou e colocou a pequena placa de volta aos pés do cego e foi embora.

Ao cair da tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego que ainda pedia esmola, só que agora, seu boné estava cheio de moedas.

O cego reconheceu as pisadas e lhe perguntou se havia sido ele que havia escrito ali. O publicitário respondeu:

“Não escrevi nada que não esteja de acordo com o seu anúncio, porém com outras palavras”.

Sorriu e continuou seu caminho.

O Cego, nunca soube, mas seu novo cartaz dizia:

“Hoje é Primavera em Paris, e eu não posso vê-la”

Que história! Não é mesmo?

Um belo exemplo para entender realmente o poder que as palavras exercem sobre as pessoas.

Outro exemplo do poder das palavras foi comprovado de forma científica por um pesquisador e cientista japonês chamado Masaru Emoto que fez alguns experimentos e obteve resultados impressionantes que serão ilustrados logo a seguir.

 

O experimento do Arroz: o Poder das Palavras comprovado!

experimento arroz

O Dr. Masaru Emoto um famoso cientista japonês desenvolveu um experimento para provar o poder das palavras e como a forma que dizemos elas podem influenciar de forma positiva ou negativa, transmitindo energia que podem transformar o ambiente ao nosso redor.

O experimento

O experimento realizado pelo Dr. Emoto foi colocar em três potes de vidro, porções de arroz separadamente. Em cada pote, escreveu: no primeiro “Obrigado, Eu te amo”, no segundo “Eu te odeio, seu idiota” e o terceiro escreveu “Ignore”, ele simplesmente ignorou, não deu atenção.

Para cada pote ele repetia diariamente as palavras escritas nele. Após aproximadamente um mês da experiência, o resultado estava comprovado.

No pote com as palavras de amor, o arroz estava fermentado naturalmente, no pote com as palavras de ódio, os grãos de arroz se transformaram em algo preto e no pote ignorado, o arroz embolorou.

Muitos questionamentos foram feitos e algumas pessoas, mesmo assim ainda não acreditavam no resultado.

Porém, se refletirmos no que as palavras fazem conosco, o experimento tem validade e deixa bem claro que as palavras, bem como as energias que depositamos, fazem tudo que está ao nosso redor caminhar da forma que acreditamos e desejamos.

Veja abaixo o vídeo que explica o experimento.

Veja também este artigo sobre “Como vencer os medos”. As verdades que ninguém nunca te contou como vencer os medos.

 

Pensar: uma mistura de palavras

mente consciente

Antes de começarmos a falar, nós pensamos, a nossa mente fica cheia de palavras que se misturam com imagens mentais e sensações.

O que muitas pessoas talvez não entendam é que o poder das palavras tem inicio muito antes da simples pronúncia com a voz.

Imagine que os seus pensamentos são visitantes que ficam em sua casa, ficam um tempo e depois vão embora, é exatamente desta forma que acontece.

Os pensamentos vêm, ficam um pouco e depois vão embora e dão lugar para outros.

Alguns destes pensamentos são iguais a parentes que pedem para ficar em sua casa por um tempo e vão ficando e ficando até que em um momento ele já pensa que a casa é dele e muitas vezes os relacionamentos se tornam insuportáveis.

Para que se entenda, existem também alguns pensamentos que ficam mais tempo e ganham força, se tornam poderosos, dominam nossas ações e as pessoas que pensam consistentemente podem ter até suas vidas afetadas para o bem ou para o mal.

Pensamentos que atrapalham

O que acontece geralmente é que as pessoas se deixam dominar por estes pensamentos relacionados com as preocupações, medos, raiva ou infelicidade.

A mente é ocupada quase que totalmente na maioria das vezes e quase todo o tempo.

Conversas internas são criadas sobre situações e ações negativas. Essas conversas são carregadas de muita emoção e se tornam extremamente poderosas.

O resultado destas conversas internas, podem afetar eventualmente o subconsciente. Criando pensamentos e ideias que muitas vezes se transformam em barreiras ou crenças limitantes.

O poder das afirmações

A mente subconsciente quando carregada de pensamentos e que são expostos em palavras, há o constante trabalho em alinhar as palavras a realidade.

Por isso, quando dizemos que uma coisa é difícil ou impossível de acontecer, a sua mente subconsciente vai aceitar e torná-las verdadeiras.

E desta forma, confirmar que realmente é impossível realizar aquela ação, pronto, as crenças negativas foram criadas e os obstáculos que muitas vezes não existem se tornam realidade.

O que fazer com as palavras negativas?

palavras negativas

A partir do momento que você começar a mudar suas palavras, tudo ao seu redor vai mudar e se adaptar.

Se você disser que vai conseguir vencer e ficar rico, a sua mente vai lhe motivar e proporcionar caminhos e oportunidades que podem te conduzir a riqueza.

É preciso entender que os pensamentos que você expressa através de palavras eles moldam a sua vida. O grande problema é que tudo isso ocorre inconscientemente.

Transforme o Inconsciente em consciente

Você deve começar a falar conscientemente, escolher as palavras e frases que se repetem na sua mente.

A sua vida vai começar a mudar, quando escolher o que te motiva, inspira e lhe traz coisas boas. Situações novas e melhores começarão a ser uma constante em seu dia a dia.

Usar conscientemente o poder das afirmações, este é o segredo.

O que são afirmações?

São frases que se repetem muitas vezes durante o dia, e que vão se tornando profundas em seu subconsciente, ativando desse jeito o poder de materializar a intenção das palavras e frases do mundo externo.

O poder que cada palavra tem é de fazer mudanças. Palavras ditas carregadas de emoção tem poder.

Exemplos de palavras de poder

Considere as seguintes frases:

  1. Eu não sou mais fraco.
  2. Eu sou mais forte e poderoso.

Perceba que embora as palavras possam falar a mesma coisa de formas diferentes, a primeira frase é uma sentença negativa e a segunda frase, uma sentença positiva.

A frase negativa cria em sua mente uma imagem mental de fraqueza, ao invés de proporcionar o seu desejo real.

A frase positiva desperta na mente uma imagem mental de força.

Ao invés de dizer palavras negativas e inúteis que se repetem na sua mente, escolha por palavras positivas e frases que irão ajudá-lo a construir a vida que você quer.

Ao escolher os seus pensamentos e palavras de poder você exerce o controle sobre sua vida.

Afirmações para visualizar e ter sucesso

  1. Estou me tornando mais feliz e bem sucedido dia a dia.
  2. O amor e a felicidade estão preenchendo minha vida agora.
  3. Estou tendo um maravilhoso e extraordinário dia.

Esses são alguns exemplos de afirmações poderosas e se você prestar atenção que muitos métodos de meditação, terapias, religiões, abordam o poder dos pensamentos e palavras positivas.

Você pode aprender um pouco mais sobre como exercitar e tornar as palavras positivas uma rotina em sua vida com o Life Coaching ou também conhecido Coaching de Vida.

O Coaching é um processo de aprendizado, onde você aprende a se conhecer melhor.

O trabalho do autoconhecimento, da clareza dos objetivos de vida, proporcionará a você ações que levarão a realização de seus sonhos e projetos de vida de forma consistente.

Aprenda agora um pouco mais como praticar o uso dos pensamentos e palavras de poder com o Coaching em uma sessão experimental gratuita clicando aqui.

Gostou deste artigo? Foi útil para você e pode ser importante para alguém em especial? Compartilhe um pouco mais sobre o Poder das Palavras.

Use de forma inteligente o Poder das Palavras de Forma Inteligente e Eficiente. E não pratique o “Sincericídio”.

Acompanhe nossos trabalhos nas redes sociais:

No Facebook, o mais acessado.

O nosso Site Oficial.

Em nosso Blog de Notícias.

 

 

 

 

Comentários

Descubra como o coaching pode ajudar você a alcançar seus resultados